domingo, 4 de novembro de 2007

Finlandês é a bola da vez na Mclaren




O estreante pela Renault em 2007, Heikke Kovalainen pode ser a bola da vez na F1. Depois que Fernando Alonso foi dispensado pela Mclaren, Ron Dennis estaria disposto a investir em um novo jovem piloto.

Com isso o piloto de testes Pedro De La Rosa, que poderia ser uma opção, começa a perder força. Alonso poderia assinar com a Renault para a próxima temporada, e Kavalainen viria para o time inglês no lugar do bicampeão.

Seria uma boa opção, já que o finlandês seria um ótimo segundo piloto, não oferecendo o mesmo perigo que Alonso impós a Hamilton na atual temporada, que acabou gerando toda a confusão no time inglês e nenhum título no final das contas.

No time francês, Alonso teria como companheiro o brasileiro Nelsinho Piquet. Sinceramente acredito que o espanhol poderá impôr muitas relagias a si para assinar com a Renault, como a exigência de ser primeiro piloto em qualquer das hipóteses. Não é a melhor coisa para Nelsinho, mas nas condições atuais da F1, o importante é entrar no circo, e se for por um time grande como a Renault, melhor ainda!

Outra possibilidade seria a de Nico Rosberg, atualmente na Williams para sentar na Mclaren, mas Frank Williams não estaria nada disposto a liberar a jovem promessa. Sutil (Spyker, atual India Force) também aparece na lista de preteridos do time inglês, mas sinceramente acredito mais na troca entre Alonso e Kovalainen, porém acredito que essa definição só deverá acontecer nas últimas semanas de 2007 mesmo!

Decisão da Copa Clio acontece em SP



Não foi em casa que o paranaense José Cordova conseguiu assegurar o título da temporada 2007 da Copa Renault Clio. Quem venceu em Curitiba foi o paulista Wagner Cardoso, seguido por Rodolfo Pousa (o pole position), Eduardo Garcia, Marcos Paioli e Cordova.

A decisão acontece em Interlagos (SP) com rodada dulpa a ser realizada no sábado (15/12) e domingo (16/12).
A cobertura completa da prova pode ser acompanhada no http://www.speedracing.com.br/.

Dificilmente Cordova deve perter o título da temporada, tornando-se assim o primeiro bicampeão da Copa Clio.

sábado, 3 de novembro de 2007

Esquentando os motores


Estamos a exata uma semana para a realização das Mil Milhas Brasil 2007 em Interlagos (SP). Esse ano a prova tem um charme ainda mais especial, pois pela primeira vez fará parte da temporada da Le Mans Series, categoria européia que segue o mesmo regulamento da famosa prova francesa 24 Horas de Le Mans.

Pelo segunda ano consecutivo estarei em Interlagos realizando a cobertura da prova pelo SpeedRacing.com.br, levando até nosso público um pouco da emoção dessa grandiosa corrida.


Para o Brasil a realização dessa prova é extremamente importante, pois mostra que nem só de F1 vivemos. Aliás, essa será a terceira prova internacional que o país recebe: F1 e Mil Milhas Brasil - LMS em Interlagos e o famoso campeonato mundial de turismo, o WTCC que é realizado em Curitiba, contando com a partição do brasileiro Augusto Farfus, que disputa o título de 2007.


Agora é aguardar, mas já estou ansioso para ver as fantásticas máquinas com altíssima tecnologia disputando nas curvas de Interlagos.

Alonso fora da McLaren


Agora é oficial, o bicampeão Fernando Alonso está fora da McLaren, livre para assinar com qualquer outro time que esteja disposto a pagar os salários do espanhol. O time inglês anunciou nessa semana a quebra do contrato.

Não foram divulgadas cláusulas que seriam impostas ao espanhol, como a não possibilidade de assinar para a temporada de 2008 com times de fábrica, como Renault e Toyota. Tudo ainda é especulação, mas caso isso se confirme, restaria ao espanhol os cockpits da Williams e Red Bull.

Agora é aguardar, mas o fim dessa história deve demorar ainda de 3 a 4 semanas, ou seja, só saberemos o futuro de Alonso nos últimos dias de 2007 ou logo no início de 2008.

Agora uma pergunta, quem assumirá o cockpit da McLaren ao lado de Lewis Hamilton na temporada de 2008???

domingo, 12 de agosto de 2007

Belmiro Jr. inicia nova fase auxiliando jovens talentos




O piloto Belmiro Jr., tricampeão brasileiro de Endurance (2003, 2004 e 2005) com vasta experiência em categorias nacionais e internacionais inicia uma nova fase em sua carreira, agora auxiliando jovens talentos do automobilismo.

Além de piloto profissional, visando voltar ao Endurance ainda esse ano e atuar como diretor da Escola de Pilotagem Interlagos, trabalhando nos primeiros passos daqueles que querem se tornar profissionais no esporte-motor, Belmiro passa a atuar como consultor técnico com pilotos diretamente em suas categorias.

A função de Belmiro é auxiliar na troca de informações e entender da melhor forma possível o funcionamento do carro, além de trabalhar como braço direito do piloto na equipe que esteja participando. “Serei um membro da equipe que visa trabalhar 100% focado no bom desempeno do piloto durante o final de semana, trocando informações, trabalhando na estratégia de corrida, assumindo o rádio de comunicação durante os treinos e a prova, enfim, tudo que for necessário para obter um bom resultado no final de semana”, explica o experiente Belmiro. “Vou ser uma ponte entre as informações que o piloto passar sobre o carro e seu engenheiro, e o contrário também, tornando assim o entendimento fluir mais facilmente e os resultados melhorarem”, completa.

“Tem muito garoto bom no automobilismo, mas ainda falta a eles um pouco de técnica em passar a informação correta aos engenheiros e membros da equipe, e é justamente nessa área que quero ajudá-los a se desenvolverem”, finaliza o tri-campeão.

Belmiro Jr. também é o Dr. Stock, personagem das transmissões ao vivo da Stock Car V8 na TV Globo que com uma linguagem simples explica aos telespectadores o funcionamento e os problemas que podem acontecer com o carro de competição durante as provas. Mais detalhes sobre o Dr. Stock podem ver vistas no site da Globo.com clicando aqui.

domingo, 1 de julho de 2007

Edu Garcia vence a etapa de Brasília


O brasiliense Eduardo Garcia (Eurofarma, Dayco, Derosa Siqueira Consultores, Santa Inês Embalagens), venceu em casa a quarta etapa da Copa Clio, etapa marcada pela volta da montadora a categoria como patrocinadora master do evento.

Na segunda colocação, apenas 0s128 atrás de Edu Garcia, José Cordova (Uningá, Auto Plast, Anunciação) da W Racing pensando nos pontos, continua mantendo-se na ponta da tabela, com 77 pontos, contra 69 de Garcia.

O piloto da Paioli Racing aproveitou um erro de Cordova na terceria volta para assumir a ponta e consegui segurar o paranaense por 14 voltas, que investia fortemente contra o brasiliense.
Cordova declarou sobre a prova e seu adversário: "Tenho que dar os parabéns para o Edu. Ele guia muito e hoje foi bem, pois soube se aproveitar de um erro meu na curva 1 para fazer a ultrapassagem, e depois resistir até o fim. Durante a corrida, me lembrei da etapa de Londrina, onde me precipitei e acabei não pontuando. Então fiz uma corrida consciente, protegendo a minha posição do Pousa, que vinha muito próximo. No fim, fiquei feliz porque somar pontos é muito importante no campeonato”.

O campeonato está cada vez melhor, o que fez com que a Renault repensasse sobre sua volta ao evento, e que com certeza não se arrependerá do investimento.
A próxima etapa acontece no dia 5 de agosto em Campo Grande (MS).
Mais informações em http://www.speedracing.com.br/.

sábado, 30 de junho de 2007

José Cordova é pole em Brasília


Confira o grid de largada para a etapa de Brasília:

1. José Cordova 2min27s269
2. Eduardo Garcia 2min27s337
3. Rodolfo Pousa 2min27s521
4. Wagner Cardoso 2min27s959
5. Wilians Farias 2min28s085
6. Fernando Schlickmann 2min28s641
7. Marcos Paioli 2min28s823
8. Edson do Valle 2min29s439
9. Betinho Sartorio 2min30s091
10. Rolf Gemperli 2min30s131
11. Peter Gottschalk Filho 2min30s665
12. Carlos Henrique 2min31s038
13. Fabio Delamuta 2min31s042
14. Luciano Kubrusly 2min31s187
15. Filipe Borges 2min32s514
16. Peter Gottschalk 2min32s600
17. Ydenis de Souza 2min33s052
18. Fabio Silva 2min33s140
19. Paulo Andrade 2min33s781
20. Roberto Santos 2min35s174


Em instantes, cobertura completa do treino classificatório.

W Racing preparada para uma boa classificação


A equipe W Racing de Copa Clio, que disputa nesse final de semana a 5ª etapa realizada em Brasília está otimista para realizar um ótimo treino classificatório.


José Cordova (Uningá, Auto Plast, Anunciação), atual líder do campeonato foi o segundo mais rápido no último treino livre, seguido pelo seu companheiro de equipe, o goiano Edson do Valle (Saneatins, Anunciação).

O mais rápido foi o santista Willians Farias da M2 Competições.


Em instantes informações sobre o treino classificatório.

Felipe Massa brilha na França




O brasileiro Felipe Massa da Ferrari cravou a pole position para o GP da França de Fórmula 1, feito que não conseguia desde o GP da Espanha, em 13 de maio.

Durante os dois últimos grandes prêmios realizados no Canadá e nos Estados Unidos, o inglês Lewis Hamilton da McLaren marcou a pole position, além de vencer as provas, o que lhe garantiu a liderança do campeonato.

Mesmo dominando o último treino livre, o estreante do time inglês não conseguiu roubar a primeira posição do brasileiro. A terceira colocação ficou com o filandês Kimi Raikkonen, companheiro de Massa na Ferrari.

O bicampeão Fernando Alonso da McLaren teve problemas com o motor do seu carro, não participando da última sessão. Com isso o espanhol largará na 10ª posição, porém caso venha a trocar o motor do seu carro, será obrigado a perder 10 posições, conforme prevê o regulamento.

O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu levar sua Honda até a segunda parte do treino classificatório apenas, e largará em 13º lugar, uma posição atrás do seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button.

Com o tempo e 1min15s034 conquistado nos minutos finais, Felipe Massa não conseguiu ser superado por Hamilton e Raikkonen. Robert Kubica que não participou da última etapa devido ao acidente sofrido no GP do Canadá, largará em 4º lugar na prova de domingo, uma posiçao a frente do alemão Nick Heidfeld, seu companheiro de equipe na BMW.

Confira o grid completo de largada para a prova que acontece em Magny Cours (França) e terá transmissão da Rede Globo a partir das 9h desse domingo:

1º - Felipe Massa (Ferrari) - 1min15s034
2º - Lewis Hamilton (McLaren) - 1min15s104
3º - Kimi Räikkönen (Ferrari) - 1min15s257
4º - Robert Kubica (BMW) - 1min15s493
5º - Nick Heidfeld (BMW) - 1min15s674
6º - Nico Rosberg (Williams) - 1min15s826
7º - Heikki Kovalainen (Renault) - 1min15s900
8º - Giancarlo Fisichella (Renault) - 1min15s935
9º - Jarno Trulli (Toyota) - 1min16s328
10º - Fernando Alonso (McLaren) - sem tempo
11º - Ralf Schumacher (Toyota) - 1min15s534
12º - Jenson Button (Honda) - 1min15s584
13º - Rubens Barrichello (Honda) - 1min15s761
14º - Mark Webber (Red Bull) - 1min15s806
15º - Scott Speed (Toro Rosso) - 1min16s049
16º - David Coulthard (Red Bull) - sem tempo
17º - Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) - 1min16s142
18º - Alexander Wurz (Williams) - 1min16s241
19º - Takuma Sato S(uper Aguri) - 1min16s244
20º - Anthony Davidson (Super Aguri) - 1min16s366
21º - Christijan Albers (Spyker) - 1min17s826
22º - Adrian Sutil (Spyker) - 1min17s915